Objetivo do artigo
Este artigo tem como principal objetivo apresentar algumas das principais funcionalidades do Minitab. Para isso, iremos realizar um overview da ferramenta e analisar um pequeno conjunto de dados utilizando a estatística descritiva.
Conhecendo o Minitab
Ao inicializar a ferramenta, é possível visualizar quatro partes principais:
3. Painel de visualização;
A barra de ferramenta possui todas as funcionalidades necessárias para i) importar, exportar e salvar dados; ii) calcular, analisar e plotar gráficos de estatísticas; iii) e fornecer suporte e assistência básica com relação ao software.
A Worksheet, por sua vez, é uma planilha composta por células dispostas em linhas e colunas. Nela há uma particularidade se comparada ao Excel: a primeira linha é exclusiva para nomeação de coluna e não podem ser inseridos valores para análise, conforme o exemplo abaixo:
Já o painel de visualização é a área do Minitab em que aparecerá as informações estatísticas e os gráficos gerados. Como exemplo, a figura a seguir mostra o gráfico de dispersão dos dados de X (variável independente) em relação a Y (variável dependente) e as possibilitardes de exportação dessa imagem.
O navegador disponibiliza o histórico de ações realizadas no Minitab pela ordenação dos eventos ocorridos, além de propiciar a exportação de uma parte específica do relatório para documentos como Word e PowerPoint. Esse painel também possibilita deletar abas especificas de maneira prática.
Importando dados para o worksheet
Para este exemplo, importaremos o arquivo "Peso_amostra.xlsx", que será disponibilizado ao final do artigo. Os passos podem ser executados conforme a instrução apresentada a seguir:
1. Em arquivo, clique em abrir e selecione o arquivo a ser analisado
2. Após selecionar o arquivo, clique em abrir.
3. Os dados serão exibidos no painel de pré-visualização do worksheet. Esse painel mostrará os dados de entrada na planilha informando as linhas que serão importadas. Nessa seção também é necessário informar se os dados contêm ou não colunas nomeadas. Por fim, o Minitab informa qual o tipo de dado está sendo importado por coluna. Se todas as informações estiverem corretas, clique em OK para importar o arquivo ao Minitab.
4. Após a importação dos dados, eles serão exibidos, conforme a figura a seguir:
Após concluídas essas etapas, será possível gerar gráficos e realizar análises estatísticas!
Estatística descritiva básica
Para realizar as análises de medidas de posição no Minitab é simples, podemos utilizar a aba Estat presente na barra de ferramentas e em seguida ir em estatística básica e por fim clicar em exibição de estatística descritiva conforme ilustrado.
O resultado dessa análise estatística será uma sumarização dos dados visualizada de forma tabelar. Nela pode ser observado a quantidade de elementos por grupo, a média, o desvio padrão e os percentis do conjunto de dados por cada grupo.
A média e a mediana calculada para o grupo 3 difere consideravelmente dos demais grupos, porém os desvios padrões dos grupos são semelhantes.
Para a confirmação desta hipótese (média do grupo 3 difere dos demais grupos) deve-se realizar a análise de inferência estatística para as médias. Veremos estas análises no próximo artigo!
Análise gráfica descritiva
Outra possibilidade para análise descritiva é utilizando o recurso de sumário gráfico. Podemos acessá-lo clicando em Estat, seguido de Estatística Básica e finalmente Sumário Gráfico.
Para cada grupo este recurso gerará uma descrição estatística completa, informando o valor p para análise de normalidade, gráficos com o histograma em conjunto com função densidade de probabilidade, box-plot e o intervalo de confiança para a média e mediana.
Esta análise traz uma maior riqueza de detalhes, pois fornece informações que serão utilizadas para validar a inferência estatística caso esse teste venha ser aplicado. Vale destacar todos os grupos apresentaram dados normalmente distribuídos, pois o valor p para os 3 grupos são superiores ao α de 0,05 e a média para o grupo 3 nesta população é menor em relação aos outros grupos.
No próximo artigos faremos a generalização deste parâmetro para a população utilizando as informações da estatística descritiva vistas nesse artigo.
Comentários
Postar um comentário